top of page

OSB

CONCEITO

A sigla OSB vem do inglês e corresponde a Oriented Strand Board, que significa Painel de Tiras de Madeira Orientadas. Trata-se de um produto de grande resistência mecânica, versatilidade e qualidade absolutamente uniforme, que por suas características é tratado como um painel estrutural.​
O LP OSB é um painel estrutural de tiras de madeira 100% proveniente de reflorestamento, orientadas em três camadas perpendiculares, unidas com resina resistentes a intempéries e prensadas sob alta temperatura, o que aumenta sua resistência mecânica, rigidez e estabilidade.​
Através deste processo de engenharia altamente automatizado, os painéis são permanentemente controlados e testados de acordo com rígidos padrões de qualidade.

CARACTERÍSTICAS

 

  • Alta resistência físico-mecânica;​

  • Resistência às intempéries;​

  • Maior resistência ao empenamento (boa apresentação visual);​

  • Qualidade consistente e uniforme;​

  • Sem problemas de delaminação;​

  • Sem vazios internos e nós soltos;​

  • Estabilidade de oferta por todo ano;​

HISTÓRIA

O OSB nasceu nos Estados Unidos como uma segunda geração do waferboard, produto desenvolvido em 1954 pelo Dr. James Clarke. Enquanto no waferboard as tiras eram menores e aplicadas em todas as direções, o OSB utiliza tiras maiores e orientadas. A partir da sua introdução no mercado norte-americano, a chapa estrutural foi rapidamente aceita, substituindo os demais painéis no segmento de construção residencial. Os países que mais utilizam estas chapas são os Estados Unidos e o Canadá, com destaque para o uso na construção civil, devido às suas características físicas e mecânicas que possibilitam seu emprego para fins estruturais.​

 

FABRICAÇÃO

Produzido a partir de madeira reflorestada com espécies florestais de rápido crescimento, emulsão parafínica, resinas resistentes à umidade e água, o Oriented Strand Board é um painel de madeira composto a partir de três a cinco camadas. 
  O produto nacional possui quatro camadas - duas externas orientadas no sentido longitudinal e duas internas, cruzadas no sentido perpendicular. A norma seguida pela produção é o processo de fabricação 100% automatizado e o alto nível de orientação das tiras nas camadas externas e internas - aproximadamente 90% do processo é orientado - asseguram propriedades técnicas superiores.

  No procedimento de colagem, as duas camadas externas e longitudinais recebem PF (fenólica) e as camadas internas e transversais, MDI. A função da resina é garantir que as placas não se descolem com a ação da água. Os adesivos à prova d’água são os mais utilizados na fabricação do OSB por serem extremamente resistentes às intempéries e não degradados na presença de umidade. A aplicação de cola líquida assegura um equilíbrio do conteúdo de umidade similar à umidade predominante de 8 +/- 3%. 
  Uma vez prensados, os painéis apresentam baixos níveis de fenol e formaldeído livres, sendo classificados, segundo a norma européia EN 120, como sendo tipo E1, ou seja, completamente seguros de qualquer possibilidade de vir a causar câncer em seus usuários. A emulsão parafínica utilizada é um aditivo agregado ao painel cuja função é evitar que este absorva grandes quantidades de umidade - sem ela, as placas inchariam 40% a mais do total da sua espessura. Alguns dos produtos produzidos no Brasil são imunizado contra cupins e insetos degradadores da madeira, tais como os LP Home Plus Estrutural e LP Indu-Plac Plus.

 

Ordenadamente, as etapas da fabricação do OSB são:

  1. As toras são descascadas e cortadas em tiras ao longo de sua fibra.

  2. Estas tiras são secas, classificadas por granulometria e misturadas com uma composição de resinas de colagem à prova d´água, emulsão parafínica e anti-cupim.

  3. Esta composição segue para as formadoras onde serão produzidas as camadas orientadas, formando o colchão.

  4. O colchão entra na prensa contínua de alta temperatura e pressão, onde será formado o master panel

  5. Na saída os painéis são cortados em seu tamanho comercial.

USOS

O OSB é usado principalmente na construção civil para fins estruturais, como tapumes, paredes, forros, base para aplicação de carpetes; também usado como piso, painéis decorativos, em embalagens, estruturas de trailers e na indústria moveleira como estrutura de sofás e para alguns móveis diferenciados.​

 

DESCARTE

Por suas características físico-mecânicas naturais, sua resistência às intempéries, ao empenamento, à delaminação e sua falta de vazios internos,  o OSB não requer grande preocupação e manutenção durante sua vida útil.

  Já seu descarte se dá por um ciclo praticamente infinito, pois já sendo um aglomerado de pedaços de madeira de reflorestamento, é totalmente reciclável, enquanto não alcança sua degradação total.

          

 

IMPACTO AMBIENTAL

O impacto ambiental gerado pelo OSB é bem reduzido, pois não são utilizadas árvores adultas no fabrico do OSB. A sua matéria-prima é constituída unicamente por madeira de pequena dimensão, proveniente de florestas geridas de forma sustentável. Além disso, o OSB é totalmente reciclável.

 

          

 

FORNECEDORES

 

  • Processo de produção 100% automatizado e rastreável;​

  • Espessura calibrada;​

  • Versatilidade de usos;​

  • Preço competitivo;​

  • Ecologicamente mais eficiente;​

  • Assistência técnica;

Waferboard

OSB

ANÁLISE DO CICLO DE VIDA

Ciclo de vida é o conjunto de todas as etapas necessárias para que um produto cumpra sua função na cadeia de produtividade.

    Sua análise permite a quantificação das emissões ambientais e o impacto ambiental de um produto, sistema, ou processo. 

 

 

          

 

bottom of page